[Divulga] Lançamento do livro "O Jeitinho Americano", de Mattew Shirts

Amanhã, 06 de outubro, Matthew Shirts, cronista do jornal O Estado de S. Paulo, lança seu primeiro livro “O jeitinho americano”, pela Editora Realejo. Ao todo são 99 crônicas que trazem comparações culturais inusitadas e ao mesmo tempo hilárias. O autor, nascido e criado nos Estados Unidos, radicado há 26 anos no Brasil, tem uma visão muito particular das diferenças culturais entre os dois países e trata o tema de uma maneira peculiar. Para Shirts, ao contrário do que muitos dizem, muito mais do que copiar os padrões de comportamento dos americanos, o brasileiro seleciona o que de fato interessa e adapta aos próprios padrões.

As crônicas de Matthew Shirts exploram, de maneira bem-humorada e com propriedade, o dia a dia de um Brasil de diversidades culturais e costumes muito próprios. Em “O sanduíche e a cultura brasileira” o autor faz um paralelo divertido sobre os diferentes costumes culinários. Conhecido por nutrir um grande apreço pelo Brasil, foi ele quem discutiu primeiro o significado antropológico de temas como o disk delívery, o antigo casco de cerveja e o x-salada.

Em outra crônica, “A teoria do troco no Brasil”, Shirts diz “Quase todos os povos são obrigados a lidar com a influência de idiomas estrangeiros...Mas só no Brasil existe o x-burger. Só aqui x = cheese = queijo, uma equação popular digna de Einstein na sua elegância. E pronto, o problema está resolvido – sem academias de letras...., sem traumas....O “x”, como diria Monteiro Lobato, é nosso.”

Em “O jeitinho americano” o autor analisa as culturas brasileira e americana à luz de autores clássicos e da sua própria experiência. O livro traz um prefácio muito interessante assinado por Mário Prata, onde o escritor conta como Matthew Shirts foi parar nas páginas de um jornal como O Estado de S. Paulo e de lá nunca mais saiu.

Editora: Realejo | Número de Páginas: 275 | Preço: R$ 34,00

Sobre o autor: Brasilianista, nasceu no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 1958. No início dos anos 60 mudou-se com a família para a Califórnia. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1976. De volta aos Estados Unidos, dedicou-se ao estudo da história do Brasil nas universidades de Berkeley e Stanford. Em 1984 fixou residência em São Paulo. É casado, tem três filhos brasileiros. Atualmente é editor-chefe da revista National Geographic Brasil e cronista do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo.

Para quem estiver por perto....

Lançamento: 06 de outubro de 2010 – 4ª feira
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo



Promoções rolando no blog:
- 6 "marcadores de livros"" (até dia 11/10)
Livro "Perfeitos" (até dia 20/11)

Dani Fuller é administradora do blog e está sempre buscando algum diferencial para seus leitores. Sempre que possível ela posta resenhas de livros, dá dicas de séries, inventa promoções etc. Possui 28 anos, carioca, viciada em seriados, livros, filmes e compras. Adora voley e internet. Acompanhe seu blog pessoal e siga seu twitter @DaniFuller2. Leia também todos os seus posts já publicados.

2 Curiosos:

Nossa, parece ser demais essas comparações.
Essa do cheese e x então, sem comentários.

Adorei a resenha e fiquei super com vontade de ler essas crônicas. Algumas coisas pelo que você diz parecem realmente hilárias! ;}
E também achei super interessante você colocar a mini biografia do autor ao final.

Beeijos
http://houseofchick.blogspot.com/

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.