Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

terça-feira, outubro 05, 2010

[Divulga] Lançamento do livro "O Jeitinho Americano", de Mattew Shirts

Amanhã, 06 de outubro, Matthew Shirts, cronista do jornal O Estado de S. Paulo, lança seu primeiro livro “O jeitinho americano”, pela Editora Realejo. Ao todo são 99 crônicas que trazem comparações culturais inusitadas e ao mesmo tempo hilárias. O autor, nascido e criado nos Estados Unidos, radicado há 26 anos no Brasil, tem uma visão muito particular das diferenças culturais entre os dois países e trata o tema de uma maneira peculiar. Para Shirts, ao contrário do que muitos dizem, muito mais do que copiar os padrões de comportamento dos americanos, o brasileiro seleciona o que de fato interessa e adapta aos próprios padrões.

As crônicas de Matthew Shirts exploram, de maneira bem-humorada e com propriedade, o dia a dia de um Brasil de diversidades culturais e costumes muito próprios. Em “O sanduíche e a cultura brasileira” o autor faz um paralelo divertido sobre os diferentes costumes culinários. Conhecido por nutrir um grande apreço pelo Brasil, foi ele quem discutiu primeiro o significado antropológico de temas como o disk delívery, o antigo casco de cerveja e o x-salada.

Em outra crônica, “A teoria do troco no Brasil”, Shirts diz “Quase todos os povos são obrigados a lidar com a influência de idiomas estrangeiros...Mas só no Brasil existe o x-burger. Só aqui x = cheese = queijo, uma equação popular digna de Einstein na sua elegância. E pronto, o problema está resolvido – sem academias de letras...., sem traumas....O “x”, como diria Monteiro Lobato, é nosso.”

Em “O jeitinho americano” o autor analisa as culturas brasileira e americana à luz de autores clássicos e da sua própria experiência. O livro traz um prefácio muito interessante assinado por Mário Prata, onde o escritor conta como Matthew Shirts foi parar nas páginas de um jornal como O Estado de S. Paulo e de lá nunca mais saiu.

Editora: Realejo | Número de Páginas: 275 | Preço: R$ 34,00

Sobre o autor: Brasilianista, nasceu no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 1958. No início dos anos 60 mudou-se com a família para a Califórnia. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1976. De volta aos Estados Unidos, dedicou-se ao estudo da história do Brasil nas universidades de Berkeley e Stanford. Em 1984 fixou residência em São Paulo. É casado, tem três filhos brasileiros. Atualmente é editor-chefe da revista National Geographic Brasil e cronista do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo.

Para quem estiver por perto....

Lançamento: 06 de outubro de 2010 – 4ª feira
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo



Promoções rolando no blog:
- 6 "marcadores de livros"" (até dia 11/10)
Livro "Perfeitos" (até dia 20/11)

2 comentários:

  1. Nossa, parece ser demais essas comparações.
    Essa do cheese e x então, sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e fiquei super com vontade de ler essas crônicas. Algumas coisas pelo que você diz parecem realmente hilárias! ;}
    E também achei super interessante você colocar a mini biografia do autor ao final.

    Beeijos
    http://houseofchick.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog