[Divulga] Livro O Retrato de Dorian Gray

 A Editora Landmark, especializada em grandes clássicos bilíngues da literatura mundial, após os grandes sucessos JANE EYRE, de Charlotte Brontë, ORGULHO E PRECONCEITO, de Jane Austen, NORTE E SUL, de Elizabeth Gaskell e O AGENTE SECRETO, de Joseph Conrad, lança O RETRATO DE DORIAN GRAY, de Oscar Wilde.

Oscar Wilde, um dos maiores nomes da literatura do século 19, publicou inicialmente O RETRATO DE DORIAN GRAY no periódico norte-americano Lippincott’s Monthly Magazine, em 20 de junho de 1890. Esta versão original é o lançamento que a EDITORA LANDMARK promove junto aos seus leitores, em uma edição bilíngue com os 13 capítulos originais publicados pela revista norte-americana, sem as alterações posteriores de 1891, que a editora Inglesa Ward, Lock and Company exigiu para lançá-lo no mercado britânico. Essas exigências e modificações deveriam suavizar a trama, abrandar a influência negativa de Lorde Henry e moderar o relacionamento de Gray com os demais personagens, constituindo assim uma segunda versão mais amena.

Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. O desfecho da história é surpreendente, cujo segredo está n’O RETRATO DE DORIAN GRAY. O clássico despertou grande polêmica na Inglaterra vitoriana pelo comportamento indiferente, pelo Esteticismo como principal tema e pela dualidade do personagem principal, hedonista e conservador, que frequenta tranquilamente reuniões da alta sociedade inglesa após cometer inúmeros crimes e assassinatos.
Em 2009, as telas de cinema em todo mundo receberam uma nova versão de O RETRATO DE DORIAN GRAY, dirigido por Oliver Parker e estrelado por BEN BARNES (AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, O PRÍNCIPE CASPIAN), o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2011 COLIN FIRTH (O DISCURSO DO REI e O DIÁRIO DE BRIDGET JONES), RACHEL HURD-WOOD (PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO) e BEN CHAPLIN (ALÉM DA LINHA VERMELHA) e o lançamento nas telas brasileiras em março de 2011 através da Europa Filmes.

A NOVA EDIÇÃO BILÍNGUE
A nova edição bilíngue lançada pela EDITORA LANDMARK resgata a obra em sua forma original e oferece ao público a versão de 1890, mais densa, explícita e polêmica do romance de Wilde.

OSCAR WILDE (1854-1900): Nasceu em Dublin, Irlanda, filho do médico William Wilde e da poetisa Jane Francesca Wilde e cresceu em um ambiente artístico e intelectual. Estudou em Oxford, onde se deparou com a corrente da arte pela arte e tornou-se um dos principais expoentes do movimento artístico do Esteticismo. Oscar Wilde possui um conjunto de obras bastante rico e extenso, composto por contos (CONTOS COMPLETOS, EDIÇÃO BILÍNGUE - EDITORA LANDMARK), ensaios, peças de teatro e romance. Casou-se e teve dois filhos, mas apesar de casado, Wilde não abandonou a vida noturna extravagante. Os boatos a respeito de sua conduta sexual se concretizaram quando Wilde foi condenado e preso por “conduta imoral”. A partir do escândalo, suas peças de teatro foram suspensas e seus livros recolhidos. Ao sair da prisão, Oscar Wilde se autoexilou em Paris, aonde viria a morrer em 30 de novembro de 1900 na mais absoluta decadência, pobreza e solidão.

Sou louca para ler esse livro.. assisti ao filme que ainda vai ser lançado aqui (demora hein afff).. e não é tudo que parece ser infelizmente... mas acredito que o livro seja bem superior =D

Dani Fuller é administradora do blog e está sempre buscando algum diferencial para seus leitores. Sempre que possível ela posta resenhas de livros, dá dicas de séries, inventa promoções etc. Possui 28 anos, carioca, viciada em seriados, livros, filmes e compras. Adora voley e internet. Acompanhe seu blog pessoal e siga seu twitter @DaniFuller2. Leia também todos os seus posts já publicados.

11 Curiosos:

Parabéns pela dica Dani! Já li O Retrato de Dorian Gray e curti bastante. Beijos!

Eu confesso que nunca tinha ouvido falar
Mas agora fiquei bastante curiosa!

Muita coincidência! Ainda ontem estava conversando sobre o livro com meu filho, ela adora Oscar Wilde.
Gostei dessa edição, vou comprar para dar de presente.

Bjkas!!
Monique

Legal esse livro com a capa do filme.
Eu tenho o filme aqui baixado, só falta assistir, mas a lista é muito grande, rsrs.

Meninaaaaa li o livro a anos luz atras e de longe foi um dos meus prediletos!!!! Oscar Wilde foi um gênio!

ADORO OSCAR WILDE *-* Eu já li A alma do homem sob o socialismo e De Profundis. Ele com certeza era a frente de sua época...

Já li esse livro, porém com a versão modificada.
Essa versão original, bilingue dev ser maravilhosa e aguardarei o lançamento da editora.
O filme também tem uma versão antiga que já assisti (agora me fogem os atores). Vamos ver a nova versão, com esse artistas famosos...
cheirinhos
Rudy

Ainda não li nenhum livro do Oscar o Wilde, mas vi o filme antigo do Dorian e sério não gostei. Não leria o livro apesar da capa ter ficado incrivel.

HUGS =D!!!

Bem eu li a primeira versao desse livro, e a achei muito diferente da história que eu conhecia atraves de filmes, porem é interessante também, fiquei louca para conhecer o filme e o livro que esta com uma capa linda...adorei o post...beijokas elis!!!

Oi!

Já li esse livro, de uma edição antiga. Achei interessante ele ter sido censurado! Quero essa edição completa agora, fiquei curiosa!

Bjos!

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.