Livro: Einstein, O Enigma do Universo

Sinopse: Este livro é uma abordagem filosófica da vida, das idéias e dos processos criativos do maior gênio científico do século XX. O leitor irá descobrir nesta biografia filosófica a luminosa afinidade que existe entre Matemática, Metafísica e a Filosofia Univérsica. Saberá como o Uno que permeia o Verso do Universo pode se relevar ao homem.
"A substituição da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar é aceitável em nível cultura primária, (...) - mas não é aceitável em nível de cultura superior, porque deturpa o pensamento.
Crear é a minifestação da Essência em forma de existência. E criar é a transição de uma existência para outra existência. O Poder Infinito é o creador do Universo - um fazendeiro é um criador de gado."
"Não existe nenhum caminho lógico para o descobrimento dessas leis elementares; o único caminho é o da intuição"
Este foi mais um escolhido para o desafio literário no mês das biogriafias. A minha escolha está relacionada a 2 fatores:
1) Nunca fui boa aluna de Física
2) A minha infinita curiosidade sobre tudo.. sabe aquele fase da criança que só faz perguntas de o por que disso e o por que daquilo? Eu sou assim, mas não sou mais criança e guardo os questionamentos para mim.
"Eu penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar - e eis que a verdade me é revelada".
Desejava saber mais sobre o seu dia a dia. Afinal o que um homem com uma mente daquela fazia nos dias 'normais'? Mas acaba mesclando vida e pensamentos dele sobre assuntos que geram reflexão demais. E que sempre fizeram o homem pensar desde que o mundo é mundo. Ciência.. Religião..Matemática.. Física...Mística. Eu não tenho cacife para falar sobre o que é abordado.
"Eu aceito o mesmo Deus que  nosso grande Sponoza chama a alma do Universo, não creio em um Deus que se preocupe com nossas necessidades pessoais".
"Se o homem se contentasse com um desenvolvimento razoável e com um conforto sadio, muito bem; mas nunca um ego humano pára no necessário, quer o supérfulo, quer um confortismo doentio, que cedo ou tarde acabará em confortite mortífera. Todas as nações poderosas morreram de confortite. Quando um homem põe termo à sua vida, à vista, é chamado suicida; mas, quando se mata em prestações, por um confortismo doentio, então é chamado de homem civilizado."
Talvez pela edição do livro que escolhi... realmente não sei dizer se o original também é assim. Mas foi como persistir no que é impossível. Complexo demais para alguém como eu. Ok.. nem tudo está perdido. Mesmo em toda a imensidão e no grau de dificuldade da leitura, muita coisa chegou a ficar como aprendizado. Não que tenha lido e aprendido, foi mais subliminar. Só digo que estou boquiaberta. E fez expandir mais as possibilidades da minha mente e o desejo de saber mais.
"Ninguém se torna o que não é - mas o homem se torna atualmente, conscientemente, o que ele já é potenciamente, inconscientemente."
"O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer(...)"
"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção que está na raiz de toda ciência e arte. O homem que desconhece esse encanto, incapaz de sentir admiração e estupefação, esse já está, por assim dizer, morto, e tem os olhos extintos."
Arte do livro / Capa e interior
Tempo de leitura / Narrativa
Objetivo / Impacto 

Dani Fuller é administradora do blog e está sempre buscando algum diferencial para seus leitores. Sempre que possível ela posta resenhas de livros, dá dicas de séries, inventa promoções etc. Possui 28 anos, carioca, viciada em seriados, livros, filmes e compras. Adora voley e internet. Acompanhe seu blog pessoal e siga seu twitter @DaniFuller2. Leia também todos os seus posts já publicados.

14 Curiosos:

Einstein :P
"Afinal o que um homem com uma mente daquela fazia nos dias 'normais'?" Também gostaria de saber isso Dani, mas se eu fosse ler esse livro, acharia tudo muito complexo. Estou começando a dar física agora...
Sinto que foi um ótimo livro para você no desafio literário do mês, sempre é bom aprender mais sobre o gênio da física moderna!

E para você,para mim e para todos os outros curiosos desse mundo: "O mais importante de tudo é nunca deixar de se perguntar. A curiosidade tem sua própria razão de existir." Einstein

Confesso que não gosto muito de biografias. E não gosto nada mesmo de física. Mas alguma coisa a gente sempre tem que saber e Einsten é uma personalidade marcante. O que me salva nesas horas é meu filho, que tem muito mais interesse no assunto do que eu.
Gostei das citações, apesar de não ter vontade de ler o livro.
Bjkas,
Monique Martins

Parabéns pelo post com a Sinopse: Este livro é uma abordagem filosófica da vida, das idéias e dos processos criativos do maior gênio científico do século XX. O leitor irá descobrir nesta biografia filosófica a luminosa afinidade que existe entre Matemática, Metafísica e a Filosofia Univérsica. Saberá como o Uno que permeia o Verso do Universo pode se relevar ao homem.
Destaco aqui uma bela frase desse Gênio: "Eu penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar - e eis que a verdade me é revelada".
Desejava saber m

Sei lá, não gosto muito desse tipo de livro não :S E Física, ah meldels, matéria dos diabos :x UAHSAUSHAU

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Oi!

Agradeço ter terminado o ensino médio e ter ficado bem longe da Física! Eu até gostava, mas não me dava bem, não sei o que acontecia! Prefiro mesmo a matemática pura.
Não sei se vou ler esse livro; uma biografia me interessaria, mas essa parece mesmo ser muito pesada.
Acho que vou começar com Marcelo Gleiser...

Bjos!

Dani!
Já tinha lido uma sinopse anterior do livro e desde então, fiquei bem curiosa, é sempre bom saber um pouco mais da vida de um gênio como Einstein.
cheirinhos
Rudy

Como a Lucia que comentou ai em cima, eu prefiro a matemática pura :)
Eu li essas frases que você postou, e acho que teria que ler e reler mais vezes pra chegar a entender 'uashuashau

Bjus.

Gostei bastante, gostaria de ler, mas odeio as edições da Martin Claret. Parece que fica tudo embolado, sem espaço, etc. Mas qdo encontrar alguma biografia do autor de outra editora vou ler.

Bjs

Nossa, axo que esse livro já valia por todo seu desafio. Q complexo...

Eu detesto física, não me simpatizo muito com quem a inventou e também com quem ajudou essa matéria chegar no Ensino Médio... ahauhauhu... brincadeira =P...

Nossa, mas deve ser um livro bem complicado de ler mesmo. É um tipo de literatura bem específico. Parabéns por ter lido, você é uma guerreira =D...

Ficou muito bom o post.. HUGS =D!!!

Dani, nossa esse livro é complexo...rsrs...mas admito que gostei das partes que retirou dele e colocou na postagem, pois são inteligentes e interessantes. Não nada sobre Einstein, mas eu também gostaria mais de saber sobre a vida dele do que vários pensamentos...rsrs...beijokas elis!!!!

não conhecia o livro, mas confesso que esse não é o tipo de literatura que mais gosto! o/
Beijinhos,
@CamilaCandomil

Eu sou louca para ler esse livro, meu lado cientista pede para eu ler mais ainda não tive oportunidade. Mais sou vou ler depois que eu terminar de ler a Origem das Espécies.

Acho que é um livro bem interessante, para dizer o mínimo.
O trecho que você citou: "Eu penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar - e eis que a verdade me é revelada". é bem a verdade, quando você menos espera uma coisa, você descobre a resposta.
Nem preciso dizer que está na minha lista, né?

SOU LEITOR AMADOR, CURSO BIOLOGIA E VOU TENTAR FILOSOFIA.
SERIA IMPOSSÍVEL, SE ENCAIXAR NA FRASE (MEU LIMITE É O CÉU QUEM ME LIMITA É DEUS...)SE EU NÃO TIVESSE FEITO A LEITURA DE UM LIVRO TÃO IMPORTANTE COMO ESSE...

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.