Livro: O Romance de Tristão e Isolda

Sinopse: A idéia subjacente a O Romance de Tristão e Isolda e que desde seu aparecimento faz da obra um sucesso é a da fatalidade do amor; é esse o espírito que a anima até o fim e que circula em todos os seus episódios. Mas o que se descobrirá na leitura dessa obra antiga é a maravilha dos detalhes, a misteriosa beleza mítica de certos episódios, a feliz invenção de outros mais modernos, o imprevisto das situações e dos sentimentos. "Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele. Em tempos passados, o rei Marc reinava nas Cornualhas...".
"Triste trago-te ao mundo, triste é a primeira festa que te faço, por tua causa morro de tristeza. E, como vieste ao mundo por tristeza, terás o nome de Tristão."
Escolhi esse livro para o desafio literário que estava participando...eu já ficava curiosa sobre a história.. falaram muito bem do último filme que teve e que ele era muito lindo.. mas que eu acabei não conseguindo assistir (o que espero mudar ainda essa semana).

O romance de Tristão e Isolda – versão escrita por Béroul, na França, no século XII – teve a sua origem na lenda celta do século IX dos jovens que, de tanto amor, morreram de tanto amar. Este texto medieval que novecentos anos depois de ser escrito ainda encanta e aguça a mente de estudiosos – críticos literários, historiadores e antropólogos –, que desejam estudar e teorizar determinados aspectos da obra. Créditos: Sobresites.com.

O meu receio era que devido ao século que foi escrito e tal a linguagem/escrita tornasse o livro chato/cansativo. Na verdade através do prefácio dessa edição do livro é mostrado que a história completa de Tristão e Isolda em si foi perdida pelo tempo.. mas foi possível salvar uma parte do manuscrito.. e o autor aqui tentou manter-se fiel ao que ele acreditava ser como a história desenrolou..

Enfim.. apesar de saber como a história terminava (e a própria 'sinopse' diz afff).. não prejudicou minha leitura.. pois eu não conhecia as personalidades..outras personagens e o comportamento de cada um para que nos transporte ao destino final e fatal.

O que mais chamou a minha atenção foi o poema escrito em forma de prosa. A todo momento parece que está sendo cantado.. eu não lembro de ter lido nada assim nos últimos sei lá 15 anos.. e gostei muito de como tudo rima.. fiquei encantada.. e dava vontade de sair falando assim rs rs rs. E ainda tudo é tão educado, né? A maneira de se direcionar a alguém, as conversas. Ai lindo! Achei algumas coisas bem surreais.. Tristão parece um Hércules.. mas como realmente é tudo feito na época de vários deuses.. mitologia e tal.. pode ter sido esse o intuito. Não sei dizer bem. Talvez eu apenas esteja escrevendo besteira por aqui.
"Cólera de mulher é coisa temível e cada um que se precavenha! Quanto mais uma mulher tiver amado, com mais crueldade também se vingará. O amor das mulheres vem depressa, e depressa vem seu ódio;(...)"
Meu instinto romântico diz que independente da 'poção' (ah não lembro mais o que era) q eles tomaram.. eles teriam se amado... não gostei dessa questão de magia.. ai pareceu que eles foram forçados a tal.. e faz o drama se intensificar.. no geral também não atrapalhou.. só fez cada decisão deles terem mais sentido (mas volto a dizer que não acho que precisaria disso).
"(...) quem muito ama tarde esquece! Isolda, algo belo, e precioso é uma fonte abundante que se expande e corre em borbotões, em ondas largas e claras. No dia em que ela seca, não vale mais nada. Assim é um amor que se acaba."
É uma tragédia.. muito drama e romance. Mas é tão lindo e triste do começo ao fim.. com passagens bem marcantes.. e maravilhosos 'diálogos'. Fiquei com ele na cabeça por muito tempo.. e desejei demais ler algo mais parecido com o que li.. mas sem necessariamente ser uma poema descarado.. mas em minhas pesquisas rápidas não encontrei nada. Uma pena! Quem tiver dicas para me passar.. por favor fiquem à vontade. E espero conseguir assistir ao filme logo também. Recomendo a todos que queiram se surpreender e se encantar.. e claro chorar.
"(...) narram este conto para todos os que amam, não para os outros. Transmitem-vos por meu intermédio sua saudação. Cumprimentam os que são sonhadores e os que são felizes, os descontentes e os apaixonados, os que estão alegres e os que estão perturbados, todos os amantes. Que possam encontrar aqui consolo contra a inconstância, contra a injustiça, contra o despeito, contra a aflição, contra todos os males do amor!"

Comece a corrida para ser o ganhador.. Leia as regras aqui. Comente no post abaixo e se quiser divulgue 1x a mensagem no Twitter, Facebook e/ou Buzz. Depois é só preencher o formulário abaixo.
É o aniversário da @danifuller mas eu que ganho o presente. São 7 livros para eu escolher!! http://bit.ly/niverdf

Dani Fuller é administradora do blog e está sempre buscando algum diferencial para seus leitores. Sempre que possível ela posta resenhas de livros, dá dicas de séries, inventa promoções etc. Possui 28 anos, carioca, viciada em seriados, livros, filmes e compras. Adora voley e internet. Acompanhe seu blog pessoal e siga seu twitter @DaniFuller2. Leia também todos os seus posts já publicados.

13 Curiosos:

Ahh, eu já tinha assistido ao filme nem sabia do livro 'uahsuhaus
Já faz um tempo que vi e nem lembrava dessa parte da poção que eles tomam :O
E o livro merece ser lido com tudo o que tu escreveu aqui, nem sabia também que era baseado numa lenda celta!
Com certeza lerei ;)

Bjus.

Aiii, fiquei curiosa, lenda celta e na Cornualha...jura que eu nunca me interessei em olhar esse livro e tb nunca vi o filme. Vou procurar por mais informações agora.

Já assisti o filme de Tristãp e Isolda, mas não me lembro de muita coisa, nem me lembrava dessa poção que eles tomam, haha. Mas fiquei curioso para ler o livro e (re)ver o filme.

Não gostei do filme pra ser bem sincera, não li o livro mais to curiosa pra saber se é melhor ...

beijinho

http://fantasmadotempo.blogspot.com/

Fiquei curioso de ler essa resenha desde que você comentou no vídeo que estava tentando lê-lo a um tempão. Romances não são meu forte, mas esse, por ser um clássico, entraria numa tentativa minha, quem sabe eu não gosto...

Bjo!

Restaurante da Mente

OMG... sempre achei que Tristão e Isolda fosse do WS. Nossa, esse também é um ótimo livros para desafio, hehe... parece ser tenso ler.

Livros antigos assim tem uma linguagem muito complexa e até meio chata. E quando li o poema em forma de prosa, morri...

Mas gostei da sua resenha =D... Faz o livro parecer legal... hehe =D

HUGS!!!

Gosto muito da história de Tristão e Isolda, mas ainda não li essa versão.
São tantas releituras que fica mais fácil se ater a uma reescrita mais didática do que ao original. Por outro lado parece que você gostou mais desse do que da adaptação que resenhou a pouco tempo no blog.
Vou tentar conferir.
Bjkas!

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Assisti o filme faz um tempinho, e gostei dele.Na biblioteca onde eu trabalho tem esse livro e nunca da certo pra eu ler devido ao monte de outras coisas q tenho pra ler.vou ver se encaixo ele na lista. bjim

Eu nao gosto da poesia no geral, mas ja li um desses poemas historicos e curti bastante, o "poema do cid".

Nao conheço a historia de Tristao e Isolda mas quem sabe algum dia leio esse livro ou alguma outra versao dele.

Não sou muito fã de livros de época, acho que pelo mesmo motivo que você, quando começam a usar palavras muito arcaicas a coisa fica chata, desinteressante... Mas esse livro me fez ter um interesse na história de Tristão & Isolda! Apesar de todo mundo saber o final, acho que é uma boa pedida pra quem gosta de livros de época e coisas assim... Se surgir a oportunidade, lerei! ^^
Bjs,
Isa ~ Portal dos Livros

Assisti o filme e confesso que nao gostei, mas como li muiiiiiiiiiiitos livros bons que depois os filmes n foram tudo o que eu esperava, resolvi que iria ler o livro antes de tomar uma posição quanto a historia.É isso que vou faezr, a resenha ficou um encanto!

Amo livros e filmes de época, o cenário, as falas, os locais, tudo é muito mais rico.
Tristão e Isolda é um clássico, li na adolescência e agora estão reeditando o livro por conta do filme.
Vale a pena demais ler!!
cheirinhos
Rudy

Dani, ontem quase enlouqueci...kkkk...eu lendo e comentando de repente aparece a mensagem permissão negada, você precisa entrar em contato com o administrador e solicitar um convite, pensei que era erro meu e tentei comentar mais vezes, atualizar a pagina e nada....mas agora estou aqui ...\o/...rsrs...Linda sua resenha de trsitão e Isolda, tava louca para le-la....nunca li nada rimado e com palavras intensas assim, acho que vou ao sebo ver se acho um exemplar...porque gostei muito das partes que retirou do livro. Fico muito feliz com as suas dicas....beijoks elis

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.