Livro: Catarina, a viúva virgem

Título: Catarina, a viúva virgem
Autora: Jean Plaidy
Série: Tudor Saga #2
Editora: Record
Páginas: 270
Disponível: Compra || Troca
Sinopse: Depois de 14 livros contando a saga dos Plantagenetas - dinastia que começou com Henrique II, em 1154, e extinguiu-se em 1585, com ascensão ao trono inglês do primeiro Tudor, Henrique VII -, a escritora Jean Plaidy volta a abordar, um assunto que domina como poucos: as venturas e desventuras dos membros da realeza européia. Mas dessa vez, a autora inglesa muda o foco e desvenda a vida de uma das mais famosas mulheres da história: a infanta Catarina de Aragão, filha mais nova dos monarcas espanhóis Fernando e Isabel.
A história da dinastia Tudor me fascina como quase nenhum assunto o faz. Não tenho explicação para minha conexão, toda vez eu preciso dizer isso, pois eu realmente acho estranho e incrível o que eu sinto. Por mim eu ocuparia 70% do meu tempo lendo sobre essa época, mas infelizmente não é possível e nem todos os livros interessantes estão disponíveis aqui no Brasil (até mesmo para esse que é o livro #2 da série e não existe o #1 ~ eu não vi).

Em 2010 eu conheci a Rainha do Romance Histórico Philippa Gregory e devorei todos seus livros lançados por aqui (quer dizer falta 1 da era Tudor e outro aleatório rs), e o primeiro lido foi A Princesa Leal onde fala justamente sobre a Catarina que comento hoje. Eu cheguei a pensar que os livros seriam bem próximos, e realmente se assemelham, porém com novas perspectivas. Se no livro da Philippa temos tudo sob a ótica da Catarina, Jean procura ser mais abrangente o que contribuiu e muito para meu conhecimento sobre alguns personagens da época.

Apesar de ser um bom recurso histórico, ele não é maçante (como eu canso de repetir a todos que correm desses livros rs)... é tão bem escrito, detalhado, mas com doses de tensão, romance e comédia.

É narrado tanto o que justificou a ida de Catarina para Inglaterra quanto sua situação de viúva virgem e a chegada ao posto de Rainha da Inglaterra. De um modo geral temos no livro da Philippa uma biografia e nesse podemos acompanhar um pouco de sua família da Espanha (pais, e a irmã mais velha), e todos os envolvidos com sua vida na Inglaterra (membros comitiva espanhola e a família Tudor).
"A rainha tem de lutar até a morte, se necessário, para dar herdeiros ao rei e ao país. Era era sua missão na vida."
Catarina passou por todas as privações possíveis e sobreviveu a todas elas.... ou tentou. Nunca abaixou a cabeça e procurou sempre agir como uma filha de Isabel I de Castela a tão querida e temida em sua nação mesmo depois de sua morte.

Sigo como admiradora e fã de Catarina e ansiosa para ler mais livros sobre sua vida. E também os demais da autora.... que tirando da Dinastia anterior a Tudor os demais não estão completos por aqui... o que é uma pena.
Arte do livro / Capa e interior
Tempo de leitura / Narrativa
Objetivo / Impacto 

Dani Fuller é administradora do blog e está sempre buscando algum diferencial para seus leitores. Sempre que possível ela posta resenhas de livros, dá dicas de séries, inventa promoções etc. Possui 28 anos, carioca, viciada em seriados, livros, filmes e compras. Adora voley e internet. Acompanhe seu blog pessoal e siga seu twitter @DaniFuller2. Leia também todos os seus posts já publicados.

2 Curiosos:

Ainda não li nenhum livro da autora, mas já li muitos comentários sobre a saga Plantageneta e sobre o quanto ele é importante enquanto contextualização histórica.
Quando li A Princesa Leal fiquei muito impressionada com a história de Catarina, mas senti falta exatamente dos aspectos que parecem ser abordados nesse livro. Os motivos mais claros do casamento para unir os reinos e o porque da ausência da família da moça, aliás, praticamente uma criança.
Fiquei bem curiosa e pelo que senti da resenha as obras se complementam. Vou procurar!
Bjkas!!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Fui numa feirinha de livros e vi vários livros com base na Inglaterra que você sempre fala. Só que estavam caros e não rolou uma compra. Vou ficar na curiosidade por enquanto.

----Leituras & Fofuras----
www.leiturasefofuras.com.br

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.