Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

quinta-feira, março 08, 2012

Livro: Catarina, a viúva virgem

Título: Catarina, a viúva virgem
Autora: Jean Plaidy
Série: Tudor Saga #2
Editora: Record
Páginas: 270
Disponível: Compra || Troca
Sinopse: Depois de 14 livros contando a saga dos Plantagenetas - dinastia que começou com Henrique II, em 1154, e extinguiu-se em 1585, com ascensão ao trono inglês do primeiro Tudor, Henrique VII -, a escritora Jean Plaidy volta a abordar, um assunto que domina como poucos: as venturas e desventuras dos membros da realeza européia. Mas dessa vez, a autora inglesa muda o foco e desvenda a vida de uma das mais famosas mulheres da história: a infanta Catarina de Aragão, filha mais nova dos monarcas espanhóis Fernando e Isabel.
A história da dinastia Tudor me fascina como quase nenhum assunto o faz. Não tenho explicação para minha conexão, toda vez eu preciso dizer isso, pois eu realmente acho estranho e incrível o que eu sinto. Por mim eu ocuparia 70% do meu tempo lendo sobre essa época, mas infelizmente não é possível e nem todos os livros interessantes estão disponíveis aqui no Brasil (até mesmo para esse que é o livro #2 da série e não existe o #1 ~ eu não vi).

Em 2010 eu conheci a Rainha do Romance Histórico Philippa Gregory e devorei todos seus livros lançados por aqui (quer dizer falta 1 da era Tudor e outro aleatório rs), e o primeiro lido foi A Princesa Leal onde fala justamente sobre a Catarina que comento hoje. Eu cheguei a pensar que os livros seriam bem próximos, e realmente se assemelham, porém com novas perspectivas. Se no livro da Philippa temos tudo sob a ótica da Catarina, Jean procura ser mais abrangente o que contribuiu e muito para meu conhecimento sobre alguns personagens da época.

Apesar de ser um bom recurso histórico, ele não é maçante (como eu canso de repetir a todos que correm desses livros rs)... é tão bem escrito, detalhado, mas com doses de tensão, romance e comédia.

É narrado tanto o que justificou a ida de Catarina para Inglaterra quanto sua situação de viúva virgem e a chegada ao posto de Rainha da Inglaterra. De um modo geral temos no livro da Philippa uma biografia e nesse podemos acompanhar um pouco de sua família da Espanha (pais, e a irmã mais velha), e todos os envolvidos com sua vida na Inglaterra (membros comitiva espanhola e a família Tudor).
"A rainha tem de lutar até a morte, se necessário, para dar herdeiros ao rei e ao país. Era era sua missão na vida."
Catarina passou por todas as privações possíveis e sobreviveu a todas elas.... ou tentou. Nunca abaixou a cabeça e procurou sempre agir como uma filha de Isabel I de Castela a tão querida e temida em sua nação mesmo depois de sua morte.

Sigo como admiradora e fã de Catarina e ansiosa para ler mais livros sobre sua vida. E também os demais da autora.... que tirando da Dinastia anterior a Tudor os demais não estão completos por aqui... o que é uma pena.
Arte do livro / Capa e interior
Tempo de leitura / Narrativa
Objetivo / Impacto 

2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro da autora, mas já li muitos comentários sobre a saga Plantageneta e sobre o quanto ele é importante enquanto contextualização histórica.
    Quando li A Princesa Leal fiquei muito impressionada com a história de Catarina, mas senti falta exatamente dos aspectos que parecem ser abordados nesse livro. Os motivos mais claros do casamento para unir os reinos e o porque da ausência da família da moça, aliás, praticamente uma criança.
    Fiquei bem curiosa e pelo que senti da resenha as obras se complementam. Vou procurar!
    Bjkas!!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  2. Fui numa feirinha de livros e vi vários livros com base na Inglaterra que você sempre fala. Só que estavam caros e não rolou uma compra. Vou ficar na curiosidade por enquanto.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog