Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

quarta-feira, julho 14, 2010

Livro: "1808"

E por algum motivo que não sei direito qual, depois de 2 anos pegando poeira na estante, resolvo ler o livro. Eu comprei na mesma época de lançamento relacionado a comemoração de 200 anos da vinda da família real ao Brasil.


Sinopse: A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.

O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
| Autor: Laurentino Gomes| Editora: Planeta| Páginas: 408| Comprar: R$ 28,90|

Desde a época do pré-vestibular fiquei fascinada com História (confesso não era muito fã no colégio, mas isso é totalmente culpa dos professores). Mas não comprovei meu amor de nenhuma forma até agora. Apenas fiquei focada na parte dos reis da Inglaterra. E depois de muitas leituras da época dos Tudors, resolvi seguir para o Brasil. Fiquei arrependida de não ter começado antes. E era para já ter comprado outros livros do gênero. Mas antes tarde do que nunca, assim que possível estarei adquirindo outros exemplares ricos como esse.

Abaixo algumas considerações que eu lancei no Skoob sobre o livro em 3 momentos:
"Adorando até agora.. fatos antes esquecidos por mim ou inéditos. Adoro ler sobre essas coisas... faz com que eu viaje.. me fascina, me irrita, provoca um rebuliço ehehe"
"Sem palavras... os relatos estão ótimos. Apesar de voltar as datas o tempo todo, dá para entender. E foi bom relembrar alguns fatos e conhecer outros novos. Ah como eu amo a história, e amo aqueles que se decidiram a escrever hoje sobre isso e na época."
"É tanta informação incrível.. não dá vontade de parar de ler.. quando acabou fiquei triste.. queria ver a continuação.. queria saber mais de todo mundo. É muito cativante e o autor escreve da forma certa para prender ainda mais. Adorei as notas dele, e toda a bibliografia que ele pesquisou. Nossa tem muita coisa interessante. Pena não ter acesso a tudo isso. Deveria fazer uma continuação ou contando sobre outras épocas também. Adorei conhecer mais um pouco do meu Rio de Janeiro.. continuo chocada sobre a praia que havia bem ali próximo onde trabalho no centro do RJ. Nunca tinha ouvido falar eheheheh.. quando vi as fotos na internet, ai fiquei mais chocada".

E como sempre fui para o google buscar fotos de alguma situações que o livro apresenta. Apesar do livro apresentar gravuras riquíssimas sobre alguns momentos falados lá. E também estou aproveitando que trabalho em um local de tantos acontecimentos... e fico andando como uma doida olhando para cima (pois só assim para você achar algo que diga que tem algum passado). Fico comparando algumas fotos que achei na internet com o que vejo agora. Acho um absurdo terem destruído tanto patrimônio e tanta história.

Voltando ao livro, recomendo a todos amantes de uma boa leitura, e aos admiradores da história do Brasil Colonial.

Atualização em 07/09/10 - Novo livro do autor, 1822, O livro pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834.
Comprar: R$ 35,90 I ou R$ 35,90 II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog