Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

sexta-feira, julho 23, 2010

Livro: A Ideologia Alemã


Sinopse

Em uma época de capitalismo explícito e globalização opressora e das novas ideologias que afirmam o fim da história e o fim das ideologias, nada mais esclarecedor do que uma volta a este clássico que nos ajudará a pensar e a refletir sobre o momento que estamos vivendo. COMPRE O LIVRO A IDEOLOGIA ALEMÃ (SARAIVA.COM)




Mais um que estava apenas acumulando poeira. Não lembro exatamente o motivo que fez eu comprá-lo (tirando talvez o fato de ser bem barato), mas já que foi feito, as opções são leia-o ou deixe-o. Estou optando pela primeira.

Não acho que estou qualificada para fazer uma resenha sobre esse tipo de livro, mas expressarei aqui os pensamentos que tive (é o que costumo fazer mesmo). Definitivamente não 'é minha praia'. Não estou acostumada com o tipo de linguagem (é uma falha minha), não sei dizer ao certo se é comum ou se apenas faz parte da época (184X). O que acabou se tornando cansativa a leitura, porém o assunto é extremamente interessante. Se antes eu não saia das 2 primeiras páginas, fiz um grande progresso ao chegar ao fim em 2 dias (para mim demorei mais que o devido, pois o livro possui só 150 páginas).

Ele é bem repetitivo. É o mesmo argumento exemplificado de 'n' formas (daquilo que foi possível eu entender). E claro que possui diversas passagens diferentes também. Apresentam situações que faz você refletir. Sem dúvida, os anexos que fazem parte do livro, foram os mais interessantes para mim. Uma boa aula de história. A pincelada que é feita sobre a 'origem' das religiões, até mesmo permitiu que eu externasse algo que sempre pensei. E meu interesse em ler mais sobre o assunto multiplicou. Concluindo, dá margem para muitos debates (e teoricamente era o objetivo deles), e muita viagem na nossa cabecinha. Eu acho loucura 'sadia' da parte deles e de outros filósofos terem focado a vida deles nisso. E, como sempre, sofreram as consequências por isso. É admirável a coragem e a inteligência, são pessoas que estavam bem a frente de seu tempo, e não eram conformistas. Fizeram a parte deles. Mas como sempre falam para mim: "não será você agindo assim que irá mudar o mundo".

Um comentário:

  1. Não sou muito ligada nesse tipo de livro, mas para quem gosta deve ser muito bom (:

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog