Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

segunda-feira, agosto 09, 2010

Livro: A Irmã de Ana Bolena

Se você resolveu começar a ler os livros de Philippa Gregory na ordem cronológica, esse precisa ser o 2º. Narra de uma forma que eu nunca havia visto, sob a perspectiva da irmã da 2ª esposa do rei Henrique VIII Ana Bolena. O livro deu origem ao filme (traduzido aqui no Brasil como "A Outra"), The Other Boleyn Girl (e que assisti antes de ler), que nem chega perto da obra prima que é o livro, e acabei descobrindo depois de ler o livro, um outro filme feito direto para tv (mas que ainda não consegui assistir, chamado de "A irmã de Ana Bolena), também de nome The Other Boleyn Girl (como o livro original). Acredito ser um dos livros mais grossos que já li e pesado também. Mas foi um dos mais rápidos e proveitosos.


Sinopse: Aos 14 anos e recém-casada, Maria Bolena é levada para a corte de Henrique VIII na companhia dos Irmãos George e Ana. Delicada e bondosa, Maria ganha a proteção do soberano, tornando-se sua amante. No entanto, a personalidade de Ana acaba atraindo o monarca, que a escolhe como nova cocunbina. A rivalidade entre as irmãs e as intrigas palacianas são os ingredientes deste delicioso romance, da inglesa Philippa Gregory. Um grande sucesso de vendas nos EUA.
Editora Record | Páginas: 626 
Comprar: Submarino

Aqui mais uma vez Philippa nos apresenta algo único. Eu sempre passava despercebida por Mary Bolena, para mim era mais uma amante do rei, e que grata surpresa que tive. É mais uma incrível história de uma mulher que praticamente não teve escolhas. Precisou fazer o que fez, pois o que importava era a satisfação de um rei e de uma família nobre, com olho apenas na riqueza, posses e títulos. Mesmo que para isso as mulheres devessem viver como prostitutas de luxo. É tão revoltante ver como o tio, o pai e até a própria mãe tratavam os filhos como 'mercadorias'. Quando George e Ana são condenados ninguém aparenta se importar, eles se esforçam apenas para manter o próprio pescoço preso ao corpo.

Pela primeira vez, para mim pelo menos, vemos os acontecimentos pelos olhos da irmã de Ana. Desde a infância dos irmãos Bolena, a ida a França das irmãs, e a entrada na corte do Rei Henrique VIII. E mais uma vez acredito que Ana Bolena era inocente. Infelizmente isso não importava. O mínimo necessário para uma rainha era gerar um filho varão. Parece algo simples, né? Vemos tanta gente por ai que abandona os filhos, aborta intencionalmente etc, e apesar das condições da época serem precárias, e as doenças se propagando a cada m² (até hoje vemos isso pelo Brasil mesmo, e isso não impede as mulheres de parirem adoidado), o que será que culminou para essa infelicidade de Ana? Eu acho que o Henrique era amaldiçoado rs. É ele também achava, tanto que culpou Ana como bruxa. Mas isso vem desde antes dela e se perpetuou até o fim da vida de Henrique. Ou seja, ele praticamente teve tudo, mas o que mais desejou não conquistou de fato. Sua 3ª esposa até conseguiu gerar o tal filho, mas o garoto nem chegou ao fim da adolescência. Castigo?

Mas Ana Bolena não fez pouca coisa não, simplesmente ela é a mãe da futura rainha Elizabeth, uma das maiores monarcas da história da Inglaterra. Sem dúvida que nada é por acaso, e mesmo aos que duvidavam da paternidade de Elizabeth, os relatos sempre são que ela era a cara do pai.. no bom sentido claro... ah isso deve ter sido o máximo na época, um super cala boca para todos que insinuaram coisas sobre Ana.

Todo o assunto em torno da família Bolena gera muitas discussões. Eu ficaria horas aqui escrevendo sobre.... Mas não irei fazer isso rs, principalmente porque ainda restam vários livros de Philippa para eu comentar, e mais um sobre a família Bolena/Howard.

Apenas uma observação sobre Maria Bolena: Foi tão romântico como foi explicado seu envolvimento com William Carey. Fiquei suspirando, deve ser muito bom você achar a felicidade, alguém que te ama infinitamente e ainda aceita você como é. Depois fui 'googlar' por ai, e não gostei que a Maria nem passou tanto tempo casada, morreu aos '44' anos, e seu marido casou novamente. Fazendo com que minha ilusão romântica se apagasse ahahhahahha. Mas sua filha mais velha Catarina (em homenagem talvez a rainha Catarina, 1ª esposa do rei (que diz ser bastarda do rei Henrique, junto com o outro filho dela chamado Henrique), cresceu bem, até viveu na corte, casou, e sua filha mais velha, Lettice, é ancestral de personalidades como Charles Darwin, Winston Churchill, Diana, princesa de Gales, Elizabeth Bowes-Lyon e Sarah, duquesa de York (de acordo com a wikipédia). Ai adoro isso. Sou revoltada por não conseguir fazer o mesmo com a minha 'linhagem'. 

Mais uma observação sobre meus sentimentos com o livro: Com 80% das páginas lidas "Está no auge do bom.. quero q acabe logo para ver como vai ser. Desejo que Mary, pelo menos ela, acabe feliz... mas também ñ quero q chegue ao fim. História incrível, louca e envolvente. Com 100% das páginas lidas "Acabou? Odeio quando acaba. E não acredito q eles viveram tão pouco tempo juntos.. saco. Mas ela deve ter sido feliz né.. apesar de tudo e da família imbecil". O livro peca no final, acaba os finalmentes sendo conduzidos muito rápidos, e quase sem finalizar direito.

Leitura obrigatória aos amantes do romance, da história, da vida, das pessoas (ah e os adoradores de belas capas! ah ah aha).

LIVRO: The Other Boleyn Girl (A Irmã de Ana Bolena)
FILME PARA CINEMA: The Other Boleyn Girl (A Outra)
FILME PARA TV: The Other Boleyn Girl (A Irmã de Ana Bolena)
SÉRIE TV: The Tudors

5 comentários:

  1. Oi!
    Obrigada pela visita ao meu blog ;D
    Seu blog é muito fofo! >.<
    Adorei a resenha do livro =D e a capa então? Linda D+, adoro vestidos de época *o*

    Ah, se puder me seguir lá no blog?
    http://leiturasdokokoro.blogspot.com/
    Ficaria feliz!
    Bjuss =*

    ResponderExcluir
  2. OMG OMG não tinha me ligado que era a série que deu origem "A outra" eu adoro esse filme #comolidar quero a série! Já esta na minha must read list *--*

    sim, sabe pq eles não lançaram as duas últimas temporadas de buffy, pq eles não tem respeito pelos fãs e nãoq uerem que eu complete minha coleção USHAUHSAHASU

    beijso, isa

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha livro, mas era de se imaginar. Comecei a ver o filme (um pouco porque gosto dessa história, mas muito mais por causa do Jim Sturgess), mas estava com sono, dormi em 15 minutos e nunca mais vi passando na televisão quando estava em casa. Mas gosto da história, gostava de ver The Tudors (mas colocar o Jonathan Rhys Meyers de Henrique VIII é exclusivamente uma forma de chamar audiência, certo? Quer dizer, vi o retrato mais comum dele... Errm. BTW, acho que na idade que eu tinha na época, essa série não era exatamente direcionada para minha faixa etária). Mas daí acontece que na escola a gente estuda só aquela parte da separação da Igreja Anglicana da Católica por causa das reformas protestantes em geral (o que é certo, porque não temos mesmo que estudar história britânica) e acabo não conhecendo nada direito. Ouvi falar na história da Ana Bolena pela primeira vez por causa de uma música do McFly AHAUAHAUHA
    Acho que não teria paciência para ler o livro, mas pretendo terminar de ver o filme algum dia (até porque... né. Jim <3)
    Desculpa pela Bíblia aqui, não era essa intenção.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. eu amo A Outra também *-*
    eu preciso muito do primeiro livro, pena que é bem carinho :/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Adorei seu coment ;D
    Editei o post do filme agora com link, se ainda não tiver encontrado =D Tinha esquecido =P
    Que bom que falou de "Tre metri sopra il Cielo", vou procurar o filme para baixar, procurei por imagens e são lindos, estou prevendo que vou adorar o filme XD
    Bjuss

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog