Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

sábado, outubro 02, 2010

Livro: 1822

Assim que terminei o livro 1808, eu precisava desesperadamente de mais livros do tema. E, para a minha sorte, o autor havia divulgado que já estava finalizando seu novo livro 1822. Seu lançamento seria na semana do 7 de setembro, eu fiz de tudo para comprar logo, e na pré-venda, mas eu me arrependi, pois demorou muito para chegar e o livro já estava nas livrarias :-(. Eu nem achava que fosse escrever tanto, mas quando você começa com o assunto você não consegue parar de digitar.

Sinopse: "Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco pro dinheiro, ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - Um país que tinha tudo para dar errado". Um livro que desvenda os acontecimentos históricos com uma metodologia sem falhar e que se lê com um sorriso nos lábios. O livro 1822 pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834.

|Autor: Laurentino Gomes|Editora: Nova Fronteira|Páginas: 328|
Tempo de leitura: 11 dias |Comprar: Submarino ou Saraiva|

Assim que essa preciosidade chegou em minhas mãos, não pude deixar de admirar a capa que é muito bela gente... esse vermelho e o título dourado. E, como o livro anterior, esse também conta com os capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época (texto tirada da cultura). Quando estava para lançar em todo lugar era exibida em uma capa verde (o que também era interessante), e quando na semana de lançamento o autor divulgou essa eu quase morri... linda d+++++, e os marcadores do livro seguindo esse estilo das capas também ficou perfeito! Eu tenho para trocar ainda para quem estiver interessado, ou você pode concorrer as promoções do blog e ganhar um!

Ele começa mais devagar que o 1808, mas já encanta pela riqueza de detalhes, o processo de narrativa de Laurentino e as suas pequisas/bibliografia... Você fica enlouquecido com tanta informação. Queria tanto ter a oportunidade de ler, chegar próximo, verificar cada uma dessas obras que ele teve acesso e os lugares também. Eu fico sempre fazendo anotações mentais, para quando eu for passar em algum dos lugares citados no livro (que são próximos de onde eu trabalho), eu possa aproveitar e apreciar o valor histórico do local. 

Ainda no início do livro, eu já estava emocionada lendo as palavras de D. Pedro sobre o Brasil. Ele era muito jovem, e nem era nascido aqui, mas não restava dúvidas no quanto ele estava comprometido com o país. E ler isso em um ano de eleições é algo muito mais intenso, que faz cada um de nós refletir. Eu adoro história por isso. Gosto de saber o motivo de cada coisa ter existido/acontecido, e isso só é possível lendo o que esses homens do passado fizeram, lendo o que os historiadores da época contaram. Porém, como é citado também no livro, a história é em sua maioria contada pelos 'vencedores', e modificada pelo que estiver com mais poder no momento. Infelizmente nada podemos fazer sobre isso, pois a máquina do tempo ainda não se tornou pública rs.

Outras passagens que fazem eu ter um frio na barriga, são aquelas que o evento é idealizado, mas não pode ser concretizado, mas futuramente acaba acontecendo. O exemplo é o estudo desde essa época da transferência da capital do Brasil, para algum estado no centro-oeste. Não entendo o motivo de meus olhos encherem de lágrimas com isso, mas aconteceu. E se contar que estamos falando de 1821,1822, e isso só acabou concretizando em 1960. É ou não interessante? Ou será que vão achar que são um bando de preguiçosos?

Não somente política que o livro descreve... também podemos conhecer o lado mais humano de D. Pedro (o que fez eu perder um pouco do meu respeito por ele), sua relação com os amigos, aliados políticos, também sobre a maçonaria, suas esposas, amantes. Mas digo que é tudo muito interessante. Deveria ter mais páginas para algo ainda mais aprofundado, mas acredito que seja para isso que ele detalhe tão perfeitamente suas pesquisas. Deveria ser uma obrigação todos lerem sobre a história do país (bem na verdade é, mas na escola é tão boring, não? E é contada daquela forma pincelada e como se nós fossemos todos idiotas, os portugueses idem etc rs). E mesmo lendo bastante, sempre descobrimos que nada sabemos. 

No momento da despedida de D. Pedro I do Brasil é de cortar o coração, eu chorei igual uma doida.. juro para vocês. Pois documenta a reação do pequeno D. Pedro II de 5 aninhos (e eu fiquei imaginando né..), e ele escreve uma carta tão fofinha, e pede uma mecha do cabelo do pai (fofura, não?), e eu acabei chorando ainda mais. Tadinho o menino uma criança, órfão de mãe, sendo deixado em um país ainda bruto desse como o nosso, e com a responsabilidade de ser o novo Imperador?

E quando eu falo sobre o lado que menos gostei do D. Pedro, é quando descreve a vida da Imperatriz Leopoldina (que eu preciso urgentemente de um livro sobre ela). Alguém me explica o motivo dessas mulheres terem que sofrer tanto? E o jeito mulherengo de nosso 1º imperador lembrou muito do rei da Inglaterra Henrique VIII.

Mas independente da parte sentimental... D. Pedro I fez muito mais.. não acertou em todas (afinal ele é humano)... mas só pelo fato dele nunca ter desistido.. era sempre o 1º a acordar e o último a dormir fez ter o meu respeito. Até o fim da vida... ele buscou fazer por onde.. e sinceramente hoje em dia não vemos nem metade disso por ai. Ahh agora cheguei a um pequeno problema, quero ler sobre D. Pedro II, sr. Laurentino Gomes!!!!

Promoções rolando no blog:
- 2 "Kits de Marcadores" (até dia 03/10)
Livro "Perfeitos" (até dia 20/11)

8 comentários:

  1. Eu não li o primeiro e não tinha me interessado, parecia aqueles livros de história, gosto da matéria, mas isso não quer dizer que vou ter paciência para ler um livro desses, quem sabe mais tarde eu não dou oportunidade, afinal vários livros adoráveis são a realidade disfarçada de ficção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Agora deu vontade de ler o primeiro ! *-*
    deve ser muito bom MESMO !!!
    Adorei a resenha MUITO BOA !
    bjs
    www.sobreumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, realmente o primeiro livro do Laurentino, 1808, prende logo de cara né? Tive que abandonar a leitura para me dedicar a uma prova e depois começei a ler outras obras e fui deixando ele de lado. Entretanto, ler a sua critica tanto do primeiro quanto do segundo jpa me deixou com vontade de retomá-lo. Quem não gosta de estudar história do Brasul é um ótimoo livro e quem curte aproveita a riqueza de detalhes.
    Bacana sua resenha,
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani!

    Também gostei muito de 1808. Esse já está na minha lista de compras.

    É muito bom ver a história brasileira retratada em uma linguagem acessível. Menos uma desculpa para as pessoas não lerem sobre nossa história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li 1808 =/ Quero tanto ler, mas passo outros na frente, acho as capas tão lindas *---*
    Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  6. Não sei como você gosta e consegue ler esses livros, eu não curto história mesmo, era a matéria que eu menos gostava, huahuahuahuahua.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre vi esses livros como chatos, mas com sua resenha fiquei super animada pra ler...Porém, ainda acho um pouco caro^^
    Esse livro poderia ter me ajudado numa prova de Formação socio-histórica do Brasil que eu tive essa semana...Hahaha
    Ah, é muito legal morar perto de locais históricos, aqui em Alagoas fica Zumbi dos Palmares(a cidade formada onde era o quilombo) e outros cantos super legais também!

    ~Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pretendo ler os dois livros, pois me parecem maravilhosos!
    Ainda não pude ler nenhum dos dois, mas adoro de livros desta temática, me encanta mergulhar no passado e descobrir como eram as coisas, fazer comparações, análises. Adoro tudo isto.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog