Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

quinta-feira, julho 07, 2011

∞ O Enigma do Oito - Katherine Neville ∞

Pense em um livro muito bom. Pensou? Pois é...O Enigma do Oito é melhor. Ele demorou a aparecer por aqui justamente por este detalhe. Eu não sabia o que escrever e/ou como começar a escrever sem me tornar repetitiva. Desde o livro Especiais uma leitura não se tornava minha favorita... para vocês terem uma idéia da revolução que o livro causou em mim. E vamos recordar de um livro que também chamou minha atenção e fez eu questionar bastante.. A Janela de Overton.. apesar de eu ter amado e recomendado.. não foi suficiente para ser um favorito. Então sintam o patamar elevado do livro O Enigma do Oito.

Em tudo que eu escrever abaixo.. não conterá spoilers sobre o livro.. apenas minha opinião e reação sobre o que li. Passagens que eu considero prejudiciais a uma futura leitura vão estar com a fonte da mesma cor do fundo da página.
Sinopse: Com personagens que se movem como peões num tabuleiro, O Enigma do Oito conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa. Quase 200 anos depois, na década de 1970, em Nova York, uma especialista em informática se vê envolvida num perigoso jogo, iniciado dois séculos antes, quando o xadrez deixou a Abadia. Um romance de ação, suspense e mistério, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre.
"A vida é uma espécie de xadrez" - Benjamin Frankilin
Eu achei que fosse enlouquecer com ele... são tantos detalhes.. são milhares de anos de história! Wow! Eu admiro demais quem consegue escrever algo assim.. e com tamanha confiança... pois faz você acreditar naquilo.. afinal será mesmo verdade? O livro foi escrito e lançado há mais de 20 anos.. e eu nunca tinha visto nada sobre ele.. e o que causou meu interesse agora? Acredita que foi exatamente isso.. o fato de ter sido escrito em 1988 ehehehehe... e que seria lançada a continuação agora 20 anos depois.. eu realmente não fui pesquisar e achei que a continuação seria lançada mundialmente agora... mas não. .ela foi realmente lançada 20 anos depois..... em 2008.. e aqui no Brasil ela chegou este mês.. Ufa.. ainda bem que só descobri sobre ele agora.. já parou para pensar aguardar 20 anos pela continuação de um livro?
"Mas não se esqueça de quem eu sou, na verdade, nem de quem me escolheu. Lembre-se de que Deus é o maior de todos os Grandes Mestres de xadrez!"
A sua leitura não é das mais fáceis.. mas foi um desafio dos mais agradáveis que eu poderia ter :)...a história é contada focando o ano 1790 em diante e o ano 1973.. e neles temos também relatos de algumas personagens falando ainda de outras datas além dessas da sequência.. e o melhor é que tudo acaba se encontrando de uma forma ou outra.. e eu fiquei surpresa e aliviada que tantas informações não ficaram perdidas... tudo fazia sentido.. tudo se relacionava.. como um jogo de fato! Os encontros das histórias são incríveis...conectar os fatos históricos às peças do xadrez.. Napoleão! Que de todas contadas é a que possuo mais viva na memória, do resto precisei recorrer ao google rs rs rs. Claro que você precisaria de uma memória muito boa para lembrar de tudo que foi contado a você ehehehehe. Meu livro, por exemplo, está todo marcado de passagens que eu encarava como importantes.. e necessárias para quando eu resolvesse escrever minhas impressões sobre ele... Ingenuidade minha achar que seria suficiente... assim como já falei antes aqui.. histórias muito complexas vão além de minha capacidade de escrever... mas eu tento. E também não será por esse detalhe que irei parar de ler e falar sobre elas =D.
"Porque na ciência, como na natureza, é sempre a solução mais simples que funciona."
E em tantas páginas só achei que falhou em não contar muito sobra as 'brancas'. Que forma se reuniram, e o motivo de agirem sempre da forma que foi contada (tentei pesquisar algo se pedras brancas são do mal e pretas do bem.. ou qualquer bobagem assim.. e não encontrei ~ então realmente fico sem saber).. talvez façam parte de alguma 'escolha' assim como as pretas? Existirá um marco característico como o ? Pois é.. não existe perfeição no mundo, mas existe o quase perfeito...somos levados a uma viagem pelo mundo do xadrez, pela história do mundo, cidades e acontecimentos. Aponta e cruza dados com personalidades famosas, religião, matemática, música, física, ciência em geral, mística, alquimia. São tantas variáveis, tantas oportunidades.. escolhas... destino. Ufa... o livro parece quase ∞. Fui levada pela emoção em tantos momentos, mas principalmente no final que foram levantadas questões que sempre passaram pela minha cabeça.. eu por algum motivo não nasci com dons para nenhum tipo de ciência e tal.. ou apenas nasci na época errada e muita coisa nem dá para mais praticar e ver acontecer.. já que tudo praticamente já foi elaborado.. criado.. escrito... testado etc.. mas eu questiono muitas delas... e o livro da maneira dele.. ele responde a elas.
"Possuir algo que os outros não têm é difícil e, frequentemente, perigoso. Às vezes, convém deixá-los no escuro."
Não sei se O Fogo (continuação de O Enigma do Oito) é realmente uma continuação dos fatos contados em O Enigma do Oito.. acredito que não.. mas eu torço que sim... pois ele termina de forma abrupta.. fazendo desejarmos por mais. E o questionamento: Será que temos por ai um xadrez do tipo.. as peças e tudo o mais? Parando para pensar....faria muito sentido em tudo ou quase tudo que já presenciamos na história do mundo. Simplesmente genial!! Se a autora manteve seu nível neste novo livro... eu já fico feliz.. ah ah ah e nem preciso dizer que assim que saiu no site do submarino a pré-venda do livro eu já fui reservar o meu. O problema é que sofreu algum tipo de atraso seu lançamento... e terei que continuar na expectativa para seguir minha leitura desta incrível narrativa. E continuar minha fascinação e alucinação, pois em todo lugar eu passei a ver algo sobre xadrez ou relacionado a tal... pessoas como peças e o famoso símbolo .
"(...)O que serve para fazer um enorme bem à humanidade pode servir também para a destruição e a maldição, como a História já demonstrou tantas vezes."
Quem falar que não se interessou pelo livro vai apanhar! Ah ah ah ah brincadeira.... mas o livro é indescritível! Recomendaria a todos.. mas todos dá muita gente... recomendo a você que ama boas histórias e ama quebrar a cabeça. Estou com muita vontade de reler o livro.. mas 678 páginas fica um tanto pesado! Aproveitem que agora os livros estão em promoção.. antes custavam 48 reais... :).
"(...)Havia decisões que estariam sempre fora do alcance dos mortais, fosse qual fosse a nossa crença - nos deuses, nos espíritos totêmicos ou na seleção natural. Se nós adquiríssemos o poder de dar ou negar algo tão imenso, estaríamos brincando com fogo."
 Arte do livro / Capa e interior ★★★★
Tempo de leitura / Narrativa
Objetivo / Impacto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog