Adbox
ads

Ads

ads

Pesquisar este blog

LightBlog

segunda-feira, agosto 02, 2010

Livro: A Princesa Leal

Na verdade já estou no 3º livro (A Herança de Ana Bolena), e ainda não havia enviado a resenha de nenhum para o blog. Tentarei fazer isso o mais rápido possível, e começando hoje com A Princesa Leal.

Sinopse: No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. Philippa Gregory, autora de A irmã de Ana Bolena, recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.
Para Adquirir: SUBMARINO | SARAIVA
Editora Record | Páginas: 448


Desde que comecei a assistir a série The Tudors, meu interesse pela história dos reis e rainhas da Inglaterra superou o que se pode considerar sadio. Quando descobri a existência dos livros de Philippa Gregory tentei adquirir o mais rápido que fosse possível. Fiquei meio assustada com o preço nada camarada deles (dependendo da livraria podia variar de R$ 40,00 e R$ 63,00), mas o formato e a beleza (e o conteúdo) compensa. E são livros extensos, com mais de 400 páginas (os meus preferidos, e você nem percebe o quão rápido que consegue ler).

Comecei a leitura (e a compra) na ordem cronológica dos acontecimentos (e não na ordem de lançamento), e a Princesa Leal foi a escolhida. Eu nunca tive tanta simpatia pela Catarina de Aragão. Acredito que os filmes e a série The Tudors colaboraram nesse aspecto (se verificar a sinopse fala exatamente isso). Adorei a forma como a Phillipa retratou nossa rainha. Foi uma versão muito interessante e seria muito bom se a história tivesse seguido essa idéia. Mas o que eu queria mesmo era um final feliz. Apesar de já saber como que terminava a história (por mais que os autores acrescentem outros elementos, o fim das personagens dessa época basicamente são iguais a história em si).

Acompanhar a infância e determinação da pequena Catarina foi mágico. Eu realmente não a considerava importante. Quando assisti a série, não entendia o motivo dela ser relutante em dar o divórcio, e também o motivo de tamanha devoção pelo rei, seu marido. Agora entendo perfeitamente. Tudo que ela passou, a forma que ela foi criada, seu sangue, os acontecimentos em sua adolescência, o casamento com Artur, depois com Henrique. Cada ponto desse culminou para as atitudes da rainha no passado, presente e futuro. E também para sua filha, a futura rainha Mary I.

Você ri, chora, sofre, torce... ser mulher era ainda mais díficil naquela época, e principalmente ser uma mulher rainha da Inglaterra, esposa do temido Henrique VIII. O livro é envolvente e apaixonante, e não precisa necessariamente ser fã de História para virar fã da autora e do enredo. Na verdade é tudo tão espetacular que parece totalmente ficção. Não é para menos que a família Tudor é uma das mais (se não é a mais) citadas, escritas, filmadas etc. Os acontecimentos e personagens da corte Tudor possuem histórias para muito mais livros, séries e afins (sorte a minha e ruim para o meu bolso).

Uma pena eu não conseguir escrever uma resenha mais fiel a tudo que o livro me proporcionou. É um dos poucos que tenho vontade de reler logo, apesar de ter pouquissimo tempo que li.

4 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de comprar essa série, mas ela é tão cara! Mas minha amiga fala tanto sobre ela que eu fico sempre querendo pra mim haha

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler esses livros. As capas são lindas e é bem interessante a força dessas personagens :)
    ps: Não vale a pena ler Gone daquele jeito :( é uma pena

    ResponderExcluir
  3. adoro séries desse estilo, sou mto ligada a histórias de realeza!

    ResponderExcluir
  4. Já vi pra vender, mas tbm achei bem carinho... É bom mesmo?? Hahaha agora fiquei curiosa!! Tu acha que é indicado para 15 anos?? Estudei a revolução inglesa ha algumas semanas no colégio e gostei da sinopse do livro *-*
    Beijoca!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog DaniFuller.com e seria ótimo que pudesse também deixar um comentário. O que acha?
Evite:
* Comentários anônimos
* Comentários ofensivos
* Comentários com propagandas de blogs e afins.

Não insista, pois todos serão excluídos. Existe uma opção de contato e parceria especialmente para isso.
Todos os questionamentos serão respondidos diretamente ai na parte de comentários, quem quiser pode deixar seu twitter acrescido do @ que envio o resumo da resposta direto por lá.

LightBlog
LightBlog